quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NOSSOS PENSAMENTOS GERAM SENTIMENTOS


PENSENE

Virginia Sibon

O conceito de PENSENE fundamenta todo o paradigma consciencial, proposto pela Conscienciologia.
O pensene é um neologismo, formado pela junção de três palavras: PENsamento + SENtimento + Energia, que significa a manifestação indissociável  e integral da consciência a partir dos seus pensamentos, sentimentos e das suas energias ou ações.

Todos nossos pensamentos geram sentimentos ou emoções que resultam num determinado tipo de energia. Por exemplo, determinados pensamentos nos despertam a raiva, que é uma emoção e  que vai refletir uma energia correspondente. Assim, tudo o que pensamos e sentimos gera uma energia afim, que pode ser salutar ou doentia.

Parte dessa energia é drenada para nosso corpo físico e parte dela nos envolve, formando nosso campo energético,  que terá então a qualidade dos nossos pensamentos e sentimentos.
As pessoas percebem a qualidade do nosso campo energético, de maneira instintiva e inconsciente. Como acontece isso? Preste atenção como as pessoas reagem nas interações com você: procuram você porque sentem-se bem na sua companhia ou sentem-se intimidadas com sua presença? Contam seus problemas a você, ou mantêm discreta distância de assuntos particulares? As pessoas pedem sua ajuda constantemente?

A manutenção de pensamentos e sentimentos positivos  e harmoniosos refletem-se numa condição energética equilibrada e que traz  saúde e bem-estar mental, emocional e físico.

Nosso padrão pensênico nos afiniza com outras consciências, ou seja, somos atraídos e atraímos nossos relacionamentos, em todas as dimensões, pelo padrão dos nossos pensamentos, sentimentos e consequentemente pela qualidade das nossas energias.

Para autopesquisa:
  • Como são as pessoas com as quais você convive? São tranquilas e pacíficas, ou ansiosas ou mesmo agressivas?
  • Seu grupo de convivência prioriza o altruísmo e o bem-estar comum,  ou são pessoas individualistas e  preocupadas somente com o prazer imediato e pessoal?
  • O ambiente familiar é harmonioso ou tumultuado?

Nosso pensene influencia e é influenciado pelas pessoas e locais onde interagimos, isso equivale dizer que temos responsabilidade na escolha dos ambientes que frequentamos e nas energias que exteriorizamos.
Por exemplo, você é convidado para assistir um jogo de futebol. Mesmo não sendo torcedor fanático, você aceita, mais pelo passeio do que pelo jogo em si. O holopensene do campo de futebol é tão forte que você, mesmo sem perceber, quando dá por si, está “xingando o juiz”, gritando palavrões e até querendo brigar com a torcida do outro time. Isso é contaminação energética e acontece pela nossa falta de atenção aos pensenes. Não prestamos atenção às energias predominantes e nos deixamos “engolir” pelo ambiente.

E isso não acontece somente com grandes concentrações de pessoas, pode acontecer no ambiente profissional ou mesmo familiar. Como exemplo: você está cansado do dia de trabalho, mas emocionalmente bem; chega em casa e a esposa está brigando com seus filhos que fizeram a maior bagunça e deixaram o dever da escola para trás. Como não presta atenção às energias predominantes na casa naquele momento, pode acontecer, com muita chance, de, após alguns minutos na casa, você também estar discutindo com o grupo familiar, aumentando a entropia energética do ambiente, o que é prejudicial para todos!

Estar sempre atento aos pensamentos e sentimentos evita muitas situações de desequilíbrio e muito melhor, nos possibilita assistir outras pessoas pela nossa ponderação e coerência. A maior defesa energética se faz pela manutenção de um padrão equilibrado dos pensamentos e sentimentos.

É importante a conscientização de que estamos aqui para evoluir pela assistência prestada, primeiro a nós mesmos e depois aos outros. Se não nos auto-assistirmos não estaremos bem para qualificar nossa assistência aos demais. E a auto-assistência começa pelo conhecimento, estudo, pesquisa e também pelo abertimo às verdades relativas de ponta: o pensene é uma delas.
Não acredite em nada escrito aqui, experimente, tenhas suas vivências pessoais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário