sábado, 4 de fevereiro de 2012

A MINHA VERDADE NÃO É A SUA VERDADE


Desde pequenos nos confrontamos com as verdades dos outros! Desde amigos, pais, familiares, professores, conhecidos e mesmo desconhecidos, nos impõem as suas verdades. Cada pessoa acha que a vida e as formas de agir têm de ser a que elas professam, que no seu interior é a verdadeira. Se não estamos de acordo de qualquer forma com a verdade dos outros surge de imediato o conflito. Sentimo-nos ameaçados,confrontados,  julgamos sem lugar a dúvidas que o outro com opinião diferente não tem razão e fazemos de tudo para que a nossa verdade prevaleça como a única a ser seguida. Argumentamos mentalmente, muitas das vezes com diálogos mentais e confrontos mentais com essas pessoas de forma a arranjar um modo de demonstrar que elas estão erradas. Muitas das vezes chegamos a confrontos directos, e no acalorar da discussão ultrapassamos a singeleza da questão, chegando a ofendermo-nos mutuamente, levando-nos à falta de respeito mútua.
Ninguém nos ensinou que cada um tem a SUA VERDADE! Cada ser vivo é um mundo, desde que nasce começa a ter experiências que são únicas, exclusivas, irrepetíveis, cada uma com um teor emotivo único, e esse conjunto de experiências, conjuntamente com a sua personalidade, cria a sua verdade. Única! Duas pessoas podem estar a viver a mesma situação, no mesmo lugar, ao mesmo tempo mas cada uma experimenta, pensa, emociona-se, age ou reage, de forma diferente. Nunca sabemos o que vai na mente de outra pessoa. Nunca. E não julgue o contrário!!
Não temos consciência disso, e tal facto originam conflitos de toda a ordem, desde os mais simples aos mais complexos.
A minha Verdade não é a tua Verdade! Está na hora de cada um começar a entender que o outro é um ser distinto, que age, pensa, sente, reage de forma distinta.
Pensar na verdade do outro e respeitá-la, recebendo em troca o respeito do outro pela sua verdade,  levar-nos-á  à uma experiência  de vida totalmente distinta daquela  que se vive no nosso mundo, sem imposições,  coações, desrespeitos, medos, confrontos, agressões, egoísmos e tudo o mais que nos leva a considerar e impor a nossa  verdade. E, pense nisto: a sua verdade é totalmente a única verdade, mas não se esqueça que a verdade do outro é também a sua única verdade.
Bem Hajam

2 comentários:

  1. Nossa, belíssimo texto, gostei muito. Um texto que diz que minha verdade não é a verdade absoluta, que cada um tem seu ponto de vista, sua opinião, sua verdade! Adorei. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou Ve!!! Mais uma vez, muito obrigada pela grande ajuda, sem ela, esse blog não seria o mesmo!! Grande bj

      Excluir